terça-feira, 5 de abril de 2011


Presidente da Costa do Marfim nega rendição

Cercado em casa, ele negociou com ONU e França; Exército já teria firmado uma trégua com a oposição

Após um dia de negociações e informações desencontradas, o presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, frustrou as expectativas mundiais e se recusou a deixar o poder na noite de ontem. 

Gbagbo não reconhece a vitória de Alassane Ouattara nas eleições presidenciais de novembro, já validadas pela ONU. Desde a semana passada, oposicionistas rumaram para a capital Abidjã, na tentativa de depô-lo. 

Refugiado em sua casa, que foi cercada por forças de Ouattara, ele ainda estaria negociando sua rendição. 

"O Exército pediu a suspensão das hostilidades e está discutindo neste momento as condições para um cessar-fogo com as outras forças no terreno, mas no nível político não foi tomada nenhuma decisão", disse Gbagbo em entrevista por telefone à emissora de TV francesa LCI. 

"Não reconheço a vitória de Ouattara. Por que querem isso?" A França e a ONU pedem que Gbagbo assine um documento no qual renuncia ao poder na Costa do Marfim, reconhecendo Ouattara como presidente eleito. 

Segundo o líder derrotado nas eleições, uma conversa cara a cara com o rival é a única forma de trazer paz novamente ao país. 

Anteontem, helicópteros da ONU dispararam quatro mísseis contra alvos do governo. As Nações Unidas mantêm 10 mil soldados no país desde 2004. 05/04/11 (DIOLENA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário